«Foi assim chamada por homenagem ao médico francês que primeiro a descreveu. Trata-se de uma doença crónica do ouvido, de carácter benigno, caracterizada por crises de vertigem, provocadas por uma hipertensão brusca dos líquidos do ouvido interno (hidropsia endolinfática). Acompanha-se de perda de audição e zumbidos.»
Na fase de crise, a vertigem é intensa, (o doente vê tudo a andar à roda), há desequilíbrio, mal-estar, náuseas, sudação e por vezes vómitos. O doente procura segurar-se para não cair. Faz tudo para ficar imóvel porque qualquer movimento da cabeça agrava a vertigem. Pode haver ainda zumbido e pressão no ouvido afectado. A duração do ataque varia entre 30 minutos e algumas horas ou mesmo dias. A recuperação em geral é boa.
“Muito se fala sobre a diminuição do uso de plásticos e sustentabilidade mas será que já percebeu realmente a gravidade (sim, é grave) do uso contínuo dos mesmos?
E se eu lhe disser que a maioria dos plásticos liberta compostos “parecidos” com hormonas, o que pode “enganar” o organismo e trazer problemas à saúde? Como assim?! É o que lhe explico de seguida.”
Pesquisadores têm vindo a estudar a possibilidade de certos compostos químicos interferirem no funcionamento do nosso organismo. Exemplos nesse sentido são os diversos tipos existentes de bisfenóis. Os bisfenóis são compostos químicos usados na fabricação de plásticos muito presentes em embalagens de alimentos, recipientes plásticos usados na cozinha, escovas de dentes, garrafas de água e refrigerantes entre muitos outros.
“Está a seguir as regras de ouro do horário das refeições e a evitar os alimentos inflamatórios…
No entanto, quando pisa a balança de manhã, aquele número irritante continua a aparecer.
Acredite, eu entendo a sua frustração! Trabalho com dezenas de pacientes que lutam com o que chamo de “resistência à perda de peso”.
Atenção, este é um termo que eu uso para descrever a incapacidade de perder peso, apesar de seguir uma alimentação saudável.
Quando digo “alimentação saudável”, não me refiro a alimentos típicos de baixas calorias, como iogurte magros, claras de ovos e gelatinas light. A verdade é que estes alimentos chamados saudáveis podem realmente estar a impedir o seu progresso!”
“A vitamina D é provavelmente uma das vitaminas mais subestimadas do mercado – esqueça o facto de que é realmente uma hormona! (Falarei sobre isso mais tarde…)
Desde fortalecer os ossos a combater infecções até melhorar o humor e prevenir doenças cardíacas, a vitamina D é uma incrível multitarefa!”
“Todas as calorias são armazenadas de forma diferente, e o que come pode fazer o seu corpo resistir à perda de peso ou acelerar o seu metabolismo para queimar gordura mais rapidamente. Escolha os alimentos certos e aumentará a capacidade do seu corpo de queimar mais calorias para facilitar a perda de peso.
Parece bom demais para ser verdade? Leia e veja por si mesmo!”
Ver mais