Navegação

 

O que é o Túnel do Carpo?

É uma passagem anatômica, localizada na zona da palma da mão, junto ao punho. Profundamente, é formada pelos ossos do carpo, que se dispõem em arco ou “concha” com a concavidade virada para cima – o canal do carpo. Este canal é fechado mais superficialmente por um forte ligamento, o ligamento transverso anular do carpo. Dentro deste túnel encontram-se os tendões flexores dos dedos (total de 9) e o nervo mediano (um dos 2 nervos mais importantes da mão).

O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?

A síndrome do túnel do carpo é uma doença que resulta do facto do nervo mediano ficar “apertado” dentro do túnel do carpo, que não é elástico, interferindo com o seu normal funcionamento.

Sintomas

O quadro inicial mais típico desta doença é a dor e adormecimento que ocorrem nos dedos inervados pelo nervo mediano (polegar, indicador, médio e metade do anular). São frequentes os “formigueiros”, as “picadas” e até a sensação de “queimadura”. Estes sintomas, geralmente, começam por se manifestar durante a segunda metade da noite, acordando o doente depois de ele ter conseguido dormir algumas horas. O alívio parcial pode ser obtido sacudindo as mãos ou abaixando-as. Durante a crise, a dor pode irradiar ao longo do membro superior, podendo ir até os ombros.

Causas

Na maior parte dos casos a causa é desconhecida (“idiopática”), podendo surgir em qualquer altura, sendo que a maior parte dos doentes são mulheres a partir dos 30-35 anos.

Diagnóstico

Na maior parte dos casos o diagnóstico é clínico: o quadro é tão típico que pode ser feito baseado apenas nas queixas do doente e no exame médico. É habitual pedir-se um exame: a electroneuromiografia, que permite quantificar o grau de compromisso do nervo mediano.

Tratamento

  • Não Cirúrgico

Muito se especula acerca do tratamento não cirúrgico da síndrome do túnel do carpo. Entre as medidas mais recomendadas contam-se: o uso de uma ortótese (tala) de maneira a manter a mão em posição neutra/ligeira extensão, repouso, uso de anti-inflamatórios, fisioterapia e infiltração local com corticóides. Muitos outros tratamentos “alternativos” têm sido anunciados sem qualquer evidência científica da sua eficácia. A verdade é que a história natural desta situação, na maioria dos casos com a notável exceção da gravidez, é para a evolução progressiva com o tempo, pelo que muito dessas medidas ou são ineficazes ou têm uma ação benéfica apenas temporária.

  • Cirúrgico

Como a causa da síndrome do túnel do carpo é mecânica - “um túnel apertado”; o seu tratamento tem de ser mecânico – na prática, o ligamento transverso anular do punho é secionado, aliviando a pressão sobre o conteúdo do túnel.

Há várias técnicas cirúrgicas disponíveis:

  1. Abertas/clássicas.
  2. “mini-open” – idênticas às anteriores com incisões mais pequenas.
  3. Endoscópicas – realizadas com auxílio de vídeo-cirurgia através de uma pequena incisão.
  4. Técnica “insight-precision” – igualmente realizada através de uma pequena incisão mas sem necessidade de vídeo-cirurgia – é uma técnica “guiada”. 

Complicações da cirurgia da síndrome do túnel do carpo

Muito sinteticamente, podemos dizer que há 2 tipos de complicações mais comuns da cirurgia do túnel do carpo. 

  1. Dor na zona da cicatriz e à volta (dor peri-cicatricial) – teoricamente maior nas técnicas que utilizam incisões mais alargadas.
  2. Lesão inadvertida de estruturas do túnel do carpo (lesão iatrogénica), nomeadamente nervosas, com consequências que podem ser irreversíveis.

Esta complicação tem sido descrita com mais frequência nas técnicas endoscópicas, devido à sua dificuldade técnica e visualização limitada.

A Técnica “Insight/Precision” - Tratamento cirúrgico mini-invasivo da Síndrome do Túnel do Carpo

A técnica “insight-precision” foi desenvolvida pelo Dr. Dinis Carmo, que a tem vindo a utilizar desde 2005, tendo já efetuado um número de operações superior a 600 casos. Os resultados obtidos nos primeiros 157 casos, bem como a descrição detalhada da técnica, foram publicados em 2019 na revista Journal of International Medical Research, Special Issue: Surgical Innovation: New Surgical Devices, Techniques and Progress in Surgical Training. O artigo pode ser consultado livremente na internet, digitando o DOI: 10.1177/0300060519878082. 

O conjunto de instrumentos desenvolvido para a realização desta técnica está patenteado em 26 países, incluindo a Europa, EUA, Canadá, China, Japão e outros.

A mais-valia da técnica “insight-precision” é ter as mesmas vantagens das técnicas endoscópicas evitando a sua complexidade e complicações pelo que, podemos afirmar com segurança, termos à nossa disposição a técnica cirúrgica mais segura, cómoda e eficaz existente em todo o mundo para o tratamento das patologias mencionadas”.

Uma prova da baixa morbilidade da técnica é o facto de - contrariamente à recomendação da maioria dos cirurgiões -  na maior parte dos casos de patologia bilateral (o mais frequente), permitirmo-nos operar as duas mãos simultaneamente, com vantagens relativamente aos riscos e despesas inerentes a qualquer intervenção cirúrgica bem como ao período (único) de recuperação pós-operatória e necessidade de interrupção da atividade laboral.

Prevenção

Relativamente à prevenção da síndrome do túnel do carpo muito se especula, nomeadamente em relação às atividades físicas repetitivas ou que imponham pressão sobre os punhos e mãos e ao uso crescente de computadores/ratos e outras aplicações digitais. Infelizmente, muitas das medidas preconizadas, na prática, não são exequíveis ou eficazes ou implicariam muito simplesmente a necessidade de mudar de profissão.

A indicação de intervenção precoce

Curiosamente, um fator é raramente mencionado: como já descrito, o que se efetua durante a cirurgia é a seção do ligamento anular do carpo (o “teto” do túnel); em relação ao nervo propriamente dito nada é possível fazer, esperando-se que recupere após a descompressão. Aliado ao facto de, conforme também já descrito, a evolução natural da maioria dos casos ser para o agravamento progressivo, percebe-se a pertinência da intervenção cirúrgica precoce, de maneira a evitar a deterioração potencialmente irreversível do nervo, já não suscetível de ser resolvida pela sua libertação. 

Registo PBS

Formulário

Trabalhe connosco

Formulário

Contactos

informacoes@saojoaodedeus.pt

217 987 700

Rua António Patrício, 25, 1749-098 Lisboa