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Condições de Internamento

O Serviço de internamento dispõe de 36 camas, distribuídas por 18 quartos individuais e 9 quartos duplos, em 3 pisos. Todos os quartos têm casa de banho privativa, telefone, televisão, ar condicionado e acesso à internet.

Os quartos individuais têm a possibilidade de acolher um acompanhante.

O Internamento é um Serviço médico-cirúrgico cujo espaço está preparado para a assistência a doentes durante o período de observação, vigilância e tratamento. Funciona com o apoio permanente de uma equipa médica, de enfermeiros e de outros profissionais.

O Serviço de internamento dispõe ainda de uma Unidade de Cuidados Paliativos, integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados.

Visitas, horários e acessos

O direito de visita exerce-se no mais estrito respeito pelas instruções transmitidas pelos profissionais de saúde e sem prejuízo do normal funcionamento dos serviços.

Horário de visitas

Nos pisos de internamento, o horário das visitas é das 11.00h às 20.00h, no máximo 2 pessoas de cada vez, com excepção dos doentes com visitas condicionadas ou não permitidas por motivo de restrições médicas.

Aviso

As visitas não deverão utilizar as casas de banho dos quartos. Em cada piso de internamento existe uma casa de banho pública.

Ser internado. O que preciso saber?

ADMISSÃO
No acto da admissão, o paciente ou acompanhante deve trazer:

  • Documento oficial de identificação (Cartão do Cidadão, BI ou Passaporte)
  • Cartão da seguradora ou do sub-sistema de saúde
  • Autorização do internamento da seguradora ou sub-sistema (termo de responsabilidade) e carta do médico, se aplicável
  • Exames que tenha realizado previamente ao internamento e os respetivos relatórios
  • Notas de alta e relatórios médicos que tenha
  • Consentimento informado assinado (caso não tenha sido entregue anteriormente)
  • Indicação de uma pessoa de referência (familiar ou amigo) e os respetivos contactos que devem ser usados caso necessário
  • Meio de pagamento para despesas hospitalares, de acordo com o estipulado na tabela de preços aplicável.

A admissão é efectuada no Piso 0 na Recepção Principal.

INTERNAMENTO
Para o Internamento, deve trazer consigo:

  • Artigos de higiene pessoal (escova de dentes) e roupa para uso pessoal (chinelos, pijama), entre outros utensílios
  • Indicação escrita dos medicamentos que toma habitualmente (nome, horário e dosagens dos mesmos)
  • No caso de internamento de crianças, traga o seu brinquedo preferido e a sua chucha (caso utilize), pijama e meias de algodão

Objectos de Valor

No caso de possuir ou trazer alguns valores, solicite à enfermeira a elaboração do espólio e que sejam guardados no cofre. A Clínica não de responsabiliza por quaisquer danos ou perdas de objetos e valores não referenciados.

Colabore no seu tratamento

Informe o Médico e/ou o Enfermeiro sobre a sua história clínica anterior, alergias, medicamentos que toma e consultas agendadas. Refira todas as alterações do seu estado de saúde.

Sempre que necessite de ajuda toque a campainha de chamada.

É proibido fumar dentro das instalações da Clínica.

Telemóveis

Os telemóveis podem ser utilizados nas instalações da Clínica desde que não sejam infringidas as regras de respeito pelos outros doentes e pelos profissionais. Por favor, faça-o com moderação e não incomode ninguém. Utilize sempre o modo de vibração ou toque no volume mínimo. Desligue o telemóvel quando lhe for solicitado.

Alimentação

Com base nas indicações clinicas, a sua alimentação é confeccionada sempre atendendo a estas indicações mas, sempre que possível, ao seu gosto. Quando autorizados pelos profissionais que cuidam de si, os seus familiares podem trazer alimentos, dando sempre conhecimento ao enfermeiro de serviço.

Serviço Religioso

A Clínica São João de Deus permite a prestação de assistência espiritual e religiosa, por parte dos diversos cultos, aos utentes que assim o solicitam.

No regresso a casa

Na alta da Clínica, certifique-se de que todas as questões relativas à continuação do tratamento foram devidamente esclarecidas. Confirme a data e o local de consulta pós-operatória, se for o caso.

Doentes Internados: Direitos e Deveres

Direitos do Doente
  1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana.
  2. O doente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas.
  3. O doente tem direito a receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação e terminais.
  4. O doente tem direito à prestação de cuidados continuados.
  5. O doente tem direito a ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados.
  6. O doente tem o direito de obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde.
  7. O doente tem direito a dar ou recusar o seu consentimento, antes de qualquer acto médico ou participação em investigação ou ensino clínico.
  8. O doente tem direito à confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam.
  9. O doente tem direito de acesso aos dados registados no seu processo clínico.
  10. O doente tem direito à privacidade na prestação de todo e qualquer acto médico.
  11. O doente tem direito, por si ou por quem o represente, a apresentar sugestões e reclamações.
Deveres do Doente
  1. O doente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde.
  2. O doente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correcto diagnóstico e adequado tratamento.
  3. O doente tem o dever de respeitar os direitos dos outros doentes.
  4. O doente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites.
  5. O doente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde. .
  6. O doente tem o dever de utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar activamente na redução de gastos desnecessários.

Registo PBS

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