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A vitamina D é provavelmente uma das vitaminas mais subestimadas do mercado – esqueça o facto de que é realmente uma hormona! (Falarei sobre isso mais tarde…)

Desde fortalecer os ossos a combater infecções até melhorar o humor e prevenir doenças cardíacas, a vitamina D é uma incrível multitarefa!

 

As razões:

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Ossos e dentes fortes

Sabia que todo o cálcio do mundo não ajudará a construir ossos fortes se não tiver a vitamina D necessária para absorvê-lo?

Acontece que a vitamina D desempenha um papel fundamental na promoção da absorção de cálcio. Ao se ligar a uma proteína chamada “receptor de vitamina D”, a vitamina D activa um processo complexo de sinalização que leva ao aumento da absorção de cálcio no seu intestino. A grande vantagem: para ossos e dentes saudáveis, vitamina D e cálcio andam de mãos dadas!

Sistema imunológico saudável

Há uma razão para ficar mais doente no inverno! Não é apenas por causa das diferenças climáticas – é porque tem muito menos probabilidade de obter exposição regular à luz solar, o que significa que as reservas naturais de vitamina D do seu corpo são rapidamente esgotadas.

Isto importa porque a vitamina D é crucial para manter um forte sistema imunológico! Os efeitos estimulantes da imunidade da vitamina D vêm da sua capacidade de gerar moléculas conhecidas como peptídeos antimicrobianos que se defendem contra invasores prejudiciais. 

De fato, a vitamina D é tão eficaz para matar patógenos que já foi usada para tratar certos tipos de infecção antes da existência de antibióticos! Curioso hein!

Humor mais ensolarado

Para entender como a vitamina D pode ajudar com o seu humor e apetite, é bom saber que a vitamina D não é realmente uma vitamina – é uma hormona! E todos sabemos como os desequilíbrios hormonais podem causar estragos na maneira como pensa, sente e come.

Se os seus níveis de vitamina D estiverem baixos, a pesquisa comprova que corre um risco maior de depressão e outros problemas de humor. Não tenha medo – aumentar a sua ingestão de vitamina D pode ajudar! Estudos mostram que a suplementação com vitamina D pode ajudar a melhorar o seu humor e reduzir os sintomas de depressão, para que possa sentir-se melhor. 

 

Perda de peso mais fácil

Da mesma forma que os efeitos hormonais da vitamina D podem ajudar a melhorar o seu humor, também pode ajudá-lo a sentir menos fome.

Estudos mostram que níveis mais baixos de vitamina D estão associados ao ganho de peso, enquanto quantidades saudáveis ​​de vitamina D podem ajudar a aumentar a perda de peso, controlando o apetite. Portanto, se os planos de férias de verão incluírem alguns quilos, irá precisar de vitamina D!

Pesquisas científicas apoiam os benefícios da perda de peso da vitamina D. Num estudo recente realizado com adultos acima do peso e com deficiência de vitamina D, indivíduos que suplementaram com vitamina D perderam mais peso do que participantes que não tomaram vitamina D.7 E não só, as pessoas do grupo de tratamento de vitamina D reduziram mais centímetros na barriga!

Manter a saúde do coração

O coração ama vitamina D!

Numerosos estudos mostram que a deficiência de vitamina D está associada a um risco aumentado de doença cardiovascular, incluindo hipertensão e insuficiência cardíaca. Isso não é surpresa, considerando que a vitamina D protege o seu coração de várias maneiras.

Além de ajudar a regular a pressão arterial, a vitamina D também ajuda a reduzir a inflamação e melhorar a sensibilidade à insulina. Isso é crucial, já que níveis crónicos de insulina elevados e inflamação a longo prazo causam estragos na saúde do coração. Mostre amor ao seu coração e receba a sua dose diária de vitamina D!

Função muscular ideal

Já sabe que a vitamina D é necessária para ossos fortes, mas não é menos importante para os músculos. Pesquisas provam que a vitamina D desempenha um papel vital no funcionamento dos músculos.

Como exactamente isso ajuda? Quando a vitamina D se liga aos seus receptores, ela desencadeia a produção de substâncias químicas que fornecem energia para os músculos se contraírem. Portanto, na próxima vez que estiver a fazer um treino, agradeça à vitamina D!

Os benefícios da vitamina D são claros! Mas a maioria de nós continua a desvalorizar…

Baixos níveis de vitamina D

Apenas 20 a 30 minutos de exposição directa ao sol na pele livre de protector solar é o suficiente para o seu corpo produzir vitamina D.

No entanto, entre os dias cinzentos de inverno, a poluição do ar, a vida na cidade e os empregos que nos mantêm cada vez mais em ambientes fechados durante o dia, muitas pessoas ainda lutam para obter a exposição ao sol de que precisam para produzir vitamina D adequada o ano todo.

Além disso, à medida que envelhecemos, o nosso corpo produz menos vitamina D. 10 E outros factores de risco, como o uso de medicamentos – especialmente os usados ​​para o refluxo – também podem criar deficiência de vitamina D.

Então, como obtém a vitamina D necessária?

Se não está a receber a sua dose diária de sol, outra maneira de obter vitamina D é através da sua dieta. No entanto, muito poucos alimentos contêm realmente vitamina D.11

Peixes gordos como o salmão são uma das fontes mais ricas, enquanto pequenas quantidades de vitamina D podem ser encontradas no fígado, queijo, cogumelos e gemas de ovos.

Com fontes alimentares limitadas de vitamina D disponíveis, tomar um suplemento de vitamina D de alta qualidade pode preencher os espaços em branco. Mas é vital tomar vitamina K juntamente com a vitamina D! (Atenção! Terá de consultar o seu médico/ nutricionista se estiver a tomar um anticoagulante, pois pode haver interacção.)

Adivinhe porquê? Já mencionei que a vitamina D ajuda a aumentar a absorção de cálcio. Mas a vitamina K é essencial para direccionar o cálcio para os lugares certos do corpo.

Isso é feito activando um hormona proteica que direcciona o cálcio para os ossos, e não para as artérias, que é o último lugar para o qual quer que o cálcio vá!

Uma observação: se não conhece os seus níveis de vitamina D, é importante fazer o teste.

Com as muitas vantagens incríveis da vitamina D, optimizar os seus níveis de vitamina D pode causar um enorme impacto na sua saúde geral!

 

 A Nutricionista
Marta de Carvalho

Registo PBS

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