Navegação

 

“As dores na coluna lombar são frequentes e podem apresentar-se de várias formas, desde situações agudas a outras mais arrastadas ou crónicas. O local ou zona onde têm origem é variável: na maior parte dos casos a sua origem é de causa muscular, seguindo-se outras como as doenças dos discos, das articulações e, até as disfunções das articulações sacro-iliacas.”

Nas situações agudas o mais importante é tratar ou aliviar os sintomas; já nas situações dolorosas mais arrastadas, além do alívio dos sintomas interessa, particularmente, determinar a causa das dores e o local ou locais onde se origina.

 

No caso particular dos discos lombares foi recentemente (2019) publicado um trabalho no European Spine Journal onde, através da Espetroscopia em Ressonância Magnética é possível, com um grau de certeza acima de 90% determinar qual o disco, ou discos dolorosos e, assim, poder dirigir o tratamento para um alvo específico. O tipo de procedimento poderá ser variado, desde tratamentos efetuados com ozono discal e radiofrequência, até cirurgia se os resultados dos primeiros não forem favoráveis.

desvitalização do nervo basivertebral

A fotografia mostra a desvitalização do nervo basivertebral que inerva a parte inferior do disco superior e a superior do disco da vértebra inferior.

Estes procedimentos são efetuados com imagem radiológica, sob sedação e em regime ambulatório. São tratamentos mini-invasivos, seguros e com elevada taxa de sucesso.

A Clínica São João de Deus tem ao seu dispor todos os meios para executar todo este tipo de tratamentos, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos doentes.

O Neurocirurgião
Pratas Vital

Registo PBS

Formulário

Trabalhe connosco

Formulário

Contactos

informacoes@saojoaodedeus.pt

217 987 700

Rua António Patrício, 25, 1749-098 Lisboa