A Clínica São João de Deus, em parceria com a Liminal Minds, tem à disposição uma Unidade Funcional dirigida à saúde mental.
A Unidade Liminal Minds oferece terapia assistida por ketamina, um tratamento inovador na depressão resistente e com evidência emergente em novas indicações. É uma terapia baseada na aprendizagem pela experiência, que utiliza ketamina e intervenções psicológicas para abrir experiências transformadoras e terapêuticas. Permite mudar padrões psicológicos negativos e enraizados num curso breve de sessões de terapia.
•O que é?
•Como funciona?
•A quem é dirigida?
•Perguntas frequentes
•Mais Informações
O que é?
A terapia assistida por ketamina é tratamento inovador em saúde mental que conjuga as ações farmacológicas da ketamina com suporte psicológico e psicoterapia. A ketamina é um fármaco com propriedades psicadélicas que atua na neurotransmissão do glutamato. Tem efeito antidepressivo, abre estados transformadores de consciência e potencia a aprendizagem e a criação de novas ligações neuronais. Estes diferentes efeitos da ketamina são integrados numa terapia breve e estruturada.
A terapia com ketamina conta com mais de 20 anos de evidência científica de eficácia e segurança na depressão resistente, baseada em múltiplos ensaios clínicos controlados e meta-análises. Apresenta um excelente perfil de segurança clínica.
As experiências terapêuticas facilitadas pela ketamina podem ser comparadas a um sonho ou uma viagem que oferece a oportunidade de aprender pela experiência e não apenas pela reflexão, e de aprender pela sua própria sabedoria interna.
O uso de ketamina em indicações de saúde mental é licenciado através da prescrição médica off-label. Nesta, a ketamina é prescrita em doses controladas, fora da sua indicação original aprovada como anestésico, por um especialista, e com o consentimento informado escrito por parte do paciente.
Como funciona?
A nossa intervenção segue modelos internacionais de Psicoterapia Assistida por Ketamina. A terapia assistida por ketamina compreende quatro fases que permitem ajudá-lo a aprender com a experiência num ambiente seguro e mudar padrões psicológicos negativos: avaliação, preparação, dosagem e integração.
Após a avaliação pré-tratamento, fazemos consigo uma a duas sessões de preparação. As sessões de dosagem e de integração são encadeadas no tempo a um ritmo ajustado a si:
Avaliação pré-tratamento
Consulta de avaliação médica e psiquiátrica criteriosa para esclarecer dúvidas e decidir se este tratamento é adequado para si.
Nesta consulta realizamos uma avaliação psiquiátrica para perceber se o tratamento está indicado para si, e uma avaliação médica para excluir contraindicações. Esclarecemos algumas dúvidas sobre os efeitos esperados e planeamos o curso do tratamento.
Sessões de preparação
Nestas sessões iniciamos o processo terapêutico consigo e preparamos para as experiências das próximas etapas.
Vamos conhecer melhor a sua história, começamos a construir confiança, falamos sobre as suas expetativas e intenções, e preparamos para as experiências que vai encontrar nas sessões de dosagem. Cultivamos consigo a curiosidade, aceitação e confiança que permitem abrir experiências terapêuticas. Após extenso esclarecimento, é assinado o consentimento informado para o tratamento.
Sessões de dosagem
Nestas sessões é administrada ketamina, sob supervisão médica e com a presença de um terapeuta durante a experiência.
A todo o momento estará acompanhado por um terapeuta. Para facilitar o processo, escolhemos consigo alguns suportes sensoriais tais como música ou vendas nos olhos para introspeção. A ketamina é administrada sob supervisão médica, utilizando a via intramuscular ou endovenosa. São respeitados rigorosos protocolos de monitorização e de segurança clínica.
Sessões de integração
Nestas sessões facilitamos o processo de transpor as suas experiências em mudanças positivas e duradouras na sua vida.
Se a experiência psicadélica for comparada a uma semente que germina, a integração é a ação de regar e cuidar dessa planta. Nestas sessões fazemos uso do diálogo, de modelos terapêuticos e de técnicas expressivas e corporais para dar sentido ao que se aprendeu pela experiência e consolidar essa aprendizagem em mudanças concretas.
A quem é dirigida?
A terapia assistida por ketamina está atualmente indicada para casos de depressão resistente a outros tratamentos. Tem também evidência científica emergente noutras condições clínicas, nas quais pode ser aplicada quando tratamentos mais simples não funcionaram, após uma avaliação criteriosa, e em articulação com o seu psiquiatra assistente.
Perguntas frequentes
Consultar perguntas frequentes
Mais Informações
Consultar www.liminalminds.pt