Atendimento Médico Permanente

Funciona 24h/dia, 365 dias/ano e não é necessária marcação.

Como chegar? Saiba aqui

A Neurocirurgia é uma especialidade que se tornou autónoma da Neurologia na década de 60 do século passado. É, portanto, uma especialidade relativamente recente. Trata das doenças do foro cirúrgico do Sistema Nervoso Central e Periférico.

Como todas as áreas da Medicina sofreu uma tremenda evolução nas últimas décadas, não só no conhecimento das patologias, no seu diagnóstico e tratamento com os meios técnicos microscópicos, endoscópicos e de monitorização disponíveis e no desenvolvimento da neuro-anestesia e dos cuidados intensivos. É, pois, uma especialidade complexa e que exige todo um conjunto de meios sofisticados para o seu cabal desempenho, que deve ser desenvolvido em meio hospitalar geral.

Contudo muitos dos actos cirúrgicos praticados no crânio, mais simples, cirurgias praticadas na coluna vertebral [Hérnias, Estenoses ou Apertos Nervosos, Instabilidades (Listesis)] e nervos periféricos, assim como todos os actos percutâneos para o tratamento ou melhoria de situações dolorosas crónicas variadas, podem ser efetuados em instituições sem os meios sofisticados acima referidos; Destaco os seguintes procedimentos efetuados com agulhas apropriadas, sob imagem radiológica, sedação e em regime ambulatório:

  • Tratamento das hérnias discais lombares, nomeadamente através de nucleólises químicas ou outras, sendo mais usada com o Ozono;
  • Tratamento das dores vertebrais crónicas através da Radiofrequência;
  • Infiltrações variadas incluindo as epidurais;
  • Implantação de elétrodos para o alívio da dor crónica, nomeadamente nas situações de síndrome dacirurgia lombar falhada, ou de quadros dolorosos complexos;
  • Vertebroplastia ou cifoplastia para tratamento de fracturas patológicas.

Na Clínica tem acesso a:

Médicos: